SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 15 de junho de 2011

GÊNEROS MUSICAIS

Este material foi produzido em conjunto pelos alunos da 7a, 8a, e 9a Séries do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dr. Gerson de faria Pereira, em cumprimento ao Projeto Integrado de Aprendizagem para a disciplina de música.


Gêneros musicais

Gêneros musicais são categorias que contêm sons musicais que compartilham elementos em comum. Os gêneros definem e classificam músicas em suas qualidades. Entre os diversos elementos que concorrem para a definição dos géneros pode-se apontar:

Analisando géneros

Poderíamos dizer que é possível definir os gêneros musicais geograficamente ou cronologicamente. Outros são definidos por requerimentos técnicos, considerando os elementos musicológicos específicos. Algunss gêneros, por outro lado, são um tanto vagos, e podem ser usados pelos críticos; post-rock, por exemplo, é um termo definido por Simon Reynolds. Outros, como a música de vídeogame, se definem sua mídia.
Dizer que uma música é do "gênero Romântico" é simples, mas o porque que a música é deste gênero surge a necessidade de uma análise mais profunda.
Atualmente, nas Universidades dos EUA, estuda-se Gêneros Musicais com análises à base de cinco perguntas a serem respondidas: O quê? Quem? Onde? Quando? Por quê?
Ao responder essas 5 perguntas é possível chegar à qualidade do gênero musical, definindo suas características.

Controvérsias do gênero

Algumas pessoas acreditam que a categorização musical é inútil. John Zorn, por exemplo, um músico cujo trabalho cobriu vários gêneros, escreveu, em Arcana: musicians on music , que gêneros são ferramentas usadas para "comercializar uma visão pessoal complexa de um artista", alegando também que, às vezes, gêneros representam esforços de marketing ao invés da distinção musical de fato. Outros artistas acreditam que é culpa do próprio artista por criar um trabalho que pode ser colocado numa mesma classe compartilhada com outros.
Saber classificar música por gênero facilita a distinção e compreensão das obras que fazem parte da história da Música através dos diversos períodos, escolas, e idéias que tenham caracteres comum, além de estar aumentando a facilidade com que indivíduos encontram artistas e estilos musicais que apreciam. No entanto, a variedade de gêneros e estilos musicais é tão grande e complexa que se faz difícil classificá-los claramente. Além da diversidade de gêneros, existe uma infinidade de sub-gêneros, nascidos da prática individual de cantores e compositores populares que são lançados seguidamente pela mídia, para a conquista das massas populares.
Referidas classificações, não raro, são arbitrárias e controversas, implicando, quase sempre, em discussões e até mesmo polêmicas, não só nos círculos sociais especializados (a citar, por exemplo, os círculos acadêmicos ou de musicólogos), mas outrossim entre o público ouvinte ou espectador. Tamanha dificuldade quanto à classificação do repertório musical em gêneros e estilos se acentua ainda mais a partir do início do século XX, quando, a partir do advento da música eletrônica (música que se utiliza também de recursos eletrônicos, fazendo ou não uso dos recursos acústicos), dadas maiores possibilidades criativas e interpretativas, os gêneros e estilos musicais, quantitativamente, multiplicam-se incontavelmente, mormente dentro da música popular.
Enfim, é lídimo asseverar que os graus de popularidade em determinada região geográfica ou de complexidades criativa e interpretativa de um determinado gênero ou estilo musical são diretamente proporcionais ao número de subgêneros desse mesmo gênero ou estilo musical.
Para se ter uma idéia desta complexidade e diversidade de gêneros musicais, visitem a página a seguir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_g%C3%AAneros_musicais


MUSICA POP
Entendi que o genero musica pop apresenta um ritimo especifico, mas um sistema de valores que envolve espetaculo no palco, moda visual e empatia entre o púbrico juvenil. Os artistas que se dedicam a compor cançoes no estilo pop tem como principal objetivo a sua audiencia e o seu sucesso comercial, muitas vezes cantando em diversos generos musicais.

Aluno 1
Funk                      
O funk é um ritmo muito conhecido no Brasil inteiro.
O Rio de Janeiro é a cidade onde tem mais funkeiros.E o funk foi surgido da periferia. E também é a cidade onde  tem mais cantores de funk. Tem vários cantores de funk muito conhecidos como MC Leosinho,Perla, Mulher Melancia e etc... O funk antes não era muito aceito, por muitas pessoas mas agora qualquer um pode dançar. E o melhor do funk é que se dança sozinho.

Aluno 2
Fank   
o funk é um estilo bem caracteristico musica negra norte-americano desenvolvida por artista como james brown e por seus musicos. O funk ganhou espaço na midia brasileira há pouco menos de uma década embora sua história tenha quase trinta anos.
 O funk tem se firmado como o ritmo mais ouvido, mais influenciado da juventude, seu ritmo envolvente e batida forte contribuiram para essa adoração.
 O funk carioca muitas vezes faz apologia às drogas e a violência, por outro lado tem músicas feitas para falar da dificuldade que elas tem. O funk, por muito tempo, foi considerado bom.
Aluno 3

Funk carioca        
O funk carioca é um estilo com origem no brasil, mais precisamente do rio de janeiro. Apesar do nome é diferente do funk original dos Estados Unidos que ocorreu a partir dos anos 1970, onde eram realizadas a partir dos bailes black, soul, shafl. Com o tempo os Djs foram buscando novos ritimos de musica negra mas o nome originario permaneceu.
Aluno 5

Funk escola      
O funk é um estilo musical que surgiu através da musica negra norte-americana no final da década de 1960, na verdade, o funk originou  a partir da soul musica, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R e B, rock e da musica psicodélica. De fato,as características desse estilo musical são:ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e ritmica, além de uma percussão [batida] marcante e dançante.
Aluno 6


O rap
O rap (ritmo e poesia ou revoluçâo atraves das) que surgiu no ano 70 foi representada até hoje numa forma de mostrar a realidade social ainda desconhecida pela sociedade. Quando o movimento hip hop começou a tomar forma a populaçâo negra dos EU já tinha uma longa  historia de lutas contra a repressao. Há tempos vinham ultilizando a música e os radios para resistir a exploraçâo imposta pela maioria branca . 
Nos anos 60 o país foi sacudido por uma seria de tumultos raciais (um dos mais conhecidos ocorreu no gueto de walts em 1964 )
Aluno 7
Rock
Rock é um termo abragente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a decáda de 1950. Suas raizes se encontraram no ROCK AND e no ROCKABILLY que se definiou nos Estados Unidos da América, no final dos anos quarenta e incío dos cinquenta, que evoluiu dos Blues da música country e do Rhylhn and blues, entre outras influencias musicais que ainda incluem o Folk o Jazz e a música clássica.
Aluno 8
Quando surgiu o rock
O rock surgiu na década de 50 através da mistura de três gêneros musicais: Blues, Coutente e Jazz. Assim surgiu o clássico rock, uma mistura de vários gêneros musicais. Nesse período do clássico rock surgiu Élvis Presley. Considerado por muitos como o “rei do rock”.
Aluno 9

 GOSPEL!!!
O estilo gospel revolucionou o mundo, gerando novas atitudes. Surgiram pessoas mudando seu estilo musical para o gospel.
Vários cantores adotaram esse estilo como seu perfil. Eu não sou cantor mais eu adotei essa modalidade como o meu ser interior. O gospel tem varias modalidades que são:o gospel funk, gospel sertanejo, gospel eletro e diversos outras modalidades que fazem o estilo gospel.
Os cantores que cantam o gospel são vários como:Aline Barros, uma que já está entre as melhores, Damares, outra que já é uma das mais famosas.Vou citar apenas alguns nomes do gospel: Fernandinho, o grupo toque no altar, pastora Ludimila ferb, tribo do funk e varias outras bandas e cantores.
Aluno 10


GOSPEL
A música gospel (do inglês “gospel”, ou seja, “evangelho”) é um gênero musical de origem afro-americana, nascido nas fazendas de escravos no sul dos Estados Unidos. Os escravos cantavam músicas religiosas com mensagens escondidas em suas letras. Essas canções eram cantadas pelos escravos presos, durante a noite, quando se sabia que havia escravos em fuga a fim de orientá-los rumo ao norte livre. Esse costume continuou quando os escravos foram libertados, invadindo igrejas e templos afro-americanos por todo os Estados Unidos.
Aluno 11

Música sertaneja
Era chamado de “caipira”, tipo de música composta e executada por artistas das zonas rurais - as antigas MODAS DE VIOLA. Os caipiras utilizavam instrumentos artesanais e típicos do Brasil-colônia como viola, sanfona e gaita. Foi Cornélio Pires quem primeiro conseguiu que a música caipira entrasse para a discografia brasileira.

No entanto, a partir da década de 1980, tem início uma explosão comercial massificada do estilo “sertanejo”. Surgem inúmeros artistas, quase sempre em duplas , que são lançados por gravadoras e expostos como produto de cultura de massa. Estes artistas passam a ser chamados de “duplas sertanejas”. Começando com Chitãozinho e Xororó, e Leandro e Leonardo, uma enxurrada de duplas do mesmo gênero segue o fenômeno que alcança o seu auge entre 1988 e 1990.
Aluno 12

Forró
Forró é uma festa popular brasileira de origem nordestina e é a festa conhecida também por arrasta-pé, bate chinela, forrobodó. No forró existem vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influencia holandesas e o xote.  O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses. A dança do forró tem influencia direta das danças de salão europeias, como evidencia nossa história de colonização e invasões europeias. Conhecido e praticado em todo o brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de campinas grande, caruaru, gravatá, mossoró, e juazeiro do norte, onde é simbolo da festa de são joão, e nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, São Luis e Terezina, onde são promovidas grande festas.
Aluno 13    



"Sertanejo Universitário"
Provem da música sertaneja, sendo seu terceiro movimento. Canções simples predominam nesse estilo, é considerado "Universitário."
De origem pantaneira, oriunda do estado de Mato Grosso do sul, tendo como seus precursores a dupla João Bosco e Vinicius, que em 1994 iniciam sua carreira tocando em bares para UNIVERSITÁRIOS na capital Campo Grande.
Por surgir após o segundo movimento sertanejo (O sertanejo romantico), esse estilo já não conta com letras tão regionais (Como o sertanejo RAIZ). Geralmente as músicas tratam de assunto do Sertanejo Romantico da forma como os jovens vêem (Assuntos como poligamia e traição)


"Cantores do Sertanejo Universitário"
*Luan Santana
*Jorge e Matheus
*Gusttavo Lima
*João Bosco e Vinicius
*Zé Henrique e Gabriel
*Maria Cecilia e Rodolfo
e alguns outros


Aluno 14

http://vozesnegrasnamusica.blogspot.com/2010_10_01_archive.html

77 comentários:

  1. saite maneiro gostei de ver o saite e bom e as musicas tambem

    nome: wendel botelho cardoso
    serie: 9ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai tomar no meio do seu cu seu corretor filho de uma vagabunda transgenica do litoral da China. Você é um resto de aborto, nem deveria estar aqui comentando. Tenho pena dos seus pais por criarem esse verme que você é.

      Excluir
    2. vai tomar no cu você seu merdinha , seja humilde , se a pessoa lhe corrigiu é porque você está escrevendo errado , e pedi obrigado por ele lhe ajudar a escrever o certo , não xinga-lo por isso. !!!

      Excluir
    3. vai tomar no cu você seu merdinha , seja humilde , se a pessoa lhe corrigiu é porque você está escrevendo errado , e pedi obrigado por ele lhe ajudar a escrever o certo , não xinga-lo por isso. !!!

      Excluir
    4. Sou aluno e cheguei no seu site através da indicação da minha professora, e este texto me ajudou muito no meu trabalho sobre gêneros musicais obrigada.
      Achei muito informativo e bom parabéns para os criadores!

      Kaleb 5 ano A

      Excluir
    5. caraca man saite mds e site a mds cara nem ajudo em nada MERDA DE SITE!!

      Excluir
    6. vai toma no cu ta
      me ajudando aqui putas

      Excluir
    7. Também adoro música mp3, muitas vezes uso minhas músicas favoritas e a configuro como toque de telefone. toques de qualidade e gratuitos que você pode aprender mais em: TelefonZilSesleri.net

      Excluir
    8. Você pode baixar a melhor música como toque de telefone em: https://suonerietelefono.net/

      Excluir
  2. Entao , estudar gnêros musicais principalmente e saber respeitar o ritimo que a pessoa curte ou se enteressa , existem varios ritimos incluindo estes , mas o legal de tudo isso que agrada a qualquer pessoa .
    Ritimos de musicas brasileiras são : funk e sertanejo universitario .
    o hip hop e hap por exemplo nos Eua
    O regaae na jamaica .
    Resumindo cada país e pessoa tem seus ritimos musicais que se agrandam e quase todos países em si sabe apreciar o bom ritimo musical de outros países

    Nome: karolina Beatriz Barbosa Szervinsks
    Série: 9°A''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rap*
      raggae*
      aprende escrever primeiro tá queridinha

      Excluir
    2. esse seu comentário n serviu para nada ,-,

      Excluir
  3. A música por muitas vezes e um meio em que nos humanos buscamos para nos sentirmos mais calmos . A vários tipops de ritimos para todos os sentimentos de sua vida por exemplo : classica (calma ) Romantica etc.....

    Nome: Alana Hermelengido dos Santos
    Série: 9°A''

    ResponderExcluir
  4. Provem da música sertaneja, sendo seu terceiro movimento. Canções simples predominam nesse estilo, é considerado "Universitário."gostei beijos.

    ResponderExcluir
  5. nos seres humanos buscamos a musica para nos diverti ni lugares como esse bailes festa de escola etc...

    ResponderExcluir
  6. nos seres humanos buscamos a musica para nos diverti ni lugares como esse bailes festa de escola etc...


    nome:Thiago Ítalo x. Araújo
    serie: 8° A

    ResponderExcluir
  7. ' Site muito legal...Esses gêneros musicais tem uma otima texto,estrutura,função e contextualização... parabéns a todos os alunos...

    NOME: Franciele de Souza
    SÉRIE : 8° A"

    ResponderExcluir
  8. eu,gostei de estudar varios tipos de generos musicais porque este blog mostra que as pessoas não precisam gostar só de um tipo de musica eu tambem gostei muito dos videos....

    NOME:pedro henrique vieira barbosa
    SÉRIE:8°A"

    ResponderExcluir
  9. o ritimo da musica brasileira.. e muito massa onde todo mundo curti varios ritimo de musica;; sim divertim com o som brasileiro


    nome:Aleilson Teles De Castro
    serie: 8°A

    ResponderExcluir
  10. foi muito legal estuda aula de musica aprende muito genero apesar que de vez em quando eu nao vinha para a escola mais aprende, foi muito importante

    nome : Maele farias de Moura
    série : 8° "A

    ResponderExcluir
  11. Eu achei muito legal,de falar sobre o historico do
    Gênero musical e aprender mais sobre musica, e de ter participado do blog.

    ResponderExcluir
  12. "LEGAL O SITE".POIS COM ELE VARIAS PESSOAS APRENDEM AS ORIGENS E VARIAS OUTRAS COISAS DAS MUSICAS QUE GOSTAM. PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS...


    NOME:FABIULA NUNES
    SERIE:"8ºB"

    ResponderExcluir
  13. achei muito legal
    ñ só os videos como
    também as postagens...
    parabéns a todos!!!

    Amanda Ribeiro Queiroz
    8 b

    ResponderExcluir
  14. muito bom o site apezar de ter um pequeno erro no funk apesar de eu nao gostar mais o erro e que esta escrito fank

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao ne que eu saiba apesar e com S e nao com Z

      Excluir
  15. sait zika kkkkkkkkkkkkkkkkk




    ResponderExcluir
  16. entao ne quo eu saida apesal e cao s a nao cmo

    ResponderExcluir
  17. me ajudou bastante!!

    aluna:Alessandra Claudia Jacoby de Melo
    ano:9ºA

    ResponderExcluir
  18. Site bacana, gostei das informações variadas, entretanto, não se usa vírgula antes de etc, como nos trechos abaixo:

    instrumentação (que instrumentos são mais frequentemente usados);
    texto (conteúdo sacro, profano, romântico, idílico, etc.);

    ResponderExcluir
  19. gostei do site pois ele e bem interessante dos q/ eu ja vi

    ResponderExcluir
  20. De acordo com a literatura musical acadêmica ocidental, só existem quatro gêneros musicais: erudito, folclórico, popular e sacro. Qualquer demanda são estilos dentro desses gêneros, que aliás, são muitos. Principalmente os que compõem o gênero popular. Dentro dos estilos podemos encontras vários sub estilos e variantes.
    Sandro - professor de educação musical.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom esse site de gêneros musicais,me ajudou muito no meu trabalho de artes

    ResponderExcluir
  22. Uma pena que essa população jovem não aprendeu a conhecer e a apreciar a Grande Arte da Música, as belas músicas, os belos gêneros musicais. Esses jovens de hoje são o resultado da negligência dos PAIS e das ESCOLAS, que deixaram e continuam deixando esses jovens se contentarem com esse tipo superficial, vulgar, "comercial" de gêneros musicais que não se traduzem em talentos, mas em oportunismos de determinadas classes sem qualquer talento, que vão "fazendo a cabeça" de nossos jovens, mal orientados e distraídos com a televisão e com a libertinagem da internet. Essa população jovem das escolas não tem ouvidos que possam "suportar" a música clássica, nem os belos gêneros musicais como a valsa, o samba, o tango, a marcha, a marcha-rancho, a guarânia, o bolero, a polca, a vanera, o chamamé, etc. E o mais lamentável ainda é que as Escolas, por despreparo ou por negligência, deixam esses jovens crescer assim, acreditando que música é isso que eles vêm diariamente na televisão... Uma pena. Lastimável.

    ResponderExcluir
  23. muito bom ! amei ... obrigado ...

    ResponderExcluir
  24. de AXE não tem não? tenho um trabalho pra fazer de musica e preciso de AXE...

    ResponderExcluir
  25. Pior artigo sobre gêneros musicais que já li. Além de citar só as bases musicais (sem se aprofundar, mencionando o folk, indie, clássico, soul, jazz, blues...) e falar demais sobre o "funk carioca", é cheio de erros ortográficos e só cita exemplos do que convém ao autor.
    DICA: voltem para o Wikipédia.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom! Gostei muito estão de parabéns.... :)
    MATHEUS 7'B'

    ResponderExcluir
  27. Ajudou bastante no meu trabalho da escola vlw

    ResponderExcluir
  28. Ei amigos eu sou aluno do 5-A sem ser na zoa AE MANO MAIS RESPEITO AQUI E NA ESCOLA HELINA <3

    ResponderExcluir
  29. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG TEM MUITAS COISAS LEGAIS

    ResponderExcluir
  30. Blog muito bom!Me ajudou muito no trabalho da escola.Minha professora foi quem indicou,para fazer um trabalho.E esses textos nos ensinam muito.Eu só achei que falaram muito do funk.Mas não estou criticando.

    Bárbara Fernandes-5 ano A

    ResponderExcluir
  31. Blog muito bem feito gostamos muitos estamos 5 ano a nossa professora pediu a gente para fazermos um trabalho sobre ritmos musicais e ela nos deu o endereço desse site muito bom ta de parabens

    ResponderExcluir
  32. EU ENTREI NESSE SITE PORQUE MINHA PROF PEDIU EU TRABALHO BOA SORTE NA DISCUSÃO DE PALAVROENS DE VOCEIS

    ResponderExcluir
  33. A prof pediu um trabalho de gêneros musicais,e ela indicou esse site para gente copiar,e eu gostei muito desse site parabéns pelo trabalho ótimo me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  34. Seu blog foi o melhor de todos que eu pesquisei está de parabéns!!!Muito bom!!

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito do seu blog, muito informativo ,está de parabéns!!.minha professora falou pra eu fazer um trabalho de gêneros musicais, ela disse para eu pesquisar aqui, e foi uma boa escolha parabéns!!!

    ResponderExcluir
  36. Nos amamos o site, nos estudamos com e sem nossa professora Maria Amelia ,ela que nos monstrou, adororamos o site de voces,'mas tem muitos erros de ortografia',ajudou em nosso trabalho parabens pelo o site!!!!!!!!!!!!


    agradecidas:

    Sara da Silva Souza Almeida.

    Anna julia Soares de Oliveira Santos.

    5-ANO A

    EMEF.PROF HELINA COUTINHO LOURENÇO ALVES

    RUA.ARROIO SARRANDI



















    ResponderExcluir
  37. A professora mandou agente,fazer um trabalho.Por isso acabamos visitando,o seu blog.Nos gostamos é muito informativo com o seu blog ficamos mais enformados.
    Maria clara e Pedro 5'A'.

    ResponderExcluir
  38. A professora indicou esse site para pesquisar sobre generos musicais, para fazer um trabalho, meu colega e eu gostamos de seu blog.

    Rhayanne e victor
    5 'A'

    ResponderExcluir
  39. A minha professora Maria Amélia nos pediu para entregar um trabalho sobre gêneros musicais e nos recomendou o seu site e ficamos um pouco mais informados sobre gêneros musicais muito obrigado me ajudou muito.THAIS

    ResponderExcluir
  40. Olha,a prof da nossa classe do quinto ano fez um trabalho com a gente de GÊNEROS musicais. e achei muito legal o blog e tem bastante coisa legal que pode se aprender.

    Matheus 5 ano a

    ResponderExcluir
  41. A professora mandou agente,fazer um trabalho.Por isso acabamos visitando,o seu blog.Nos gostamos é muito informativo com o seu blog ficamos mais enformados.
    Maria clara e Pedro 5'A'.

    ResponderExcluir
  42. Foi legal me Ajudou no trabalho que a professora pediu.

    ResponderExcluir
  43. NOs amamos o site, nos estudamos com e sem nossa professora Maria Amelia ,ela que nos monstrou, adoramos o site de voces,'mas tem muitos erros de ortografia',ajudou em nosso trabalho parabens pelo o site!!!!!!!!!!!!


    agradecidas:

    Sara da Silva

    Anna julia

    5-Ano A



















    ResponderExcluir
  44. Eu entrei nesse site porque a professora deu um trabalho sobre gêneros musicais e achei muito legal e interesante.

    Nome:sarah eloym 5 ano A

    ResponderExcluir
  45. Eu gostei muito deste site entrei nele por indicação da minha professora dou parabéns aos criadores!
    Muito obrigado, me ajudou muito!!!!!

    Kaleb 5-ANO A

    ResponderExcluir
  46. Eu entrei nesse site porque minha professora mandou pesquisar sobre gêneros musicais e fazer um trabalho. Achei o site legal, tem alguns errinhos, mas foi útil.

    ResponderExcluir
  47. Tem vários erros nesse artigo.
    Recomendo que estudem através de livros de história confiáveis, pois está recheado de erros esse artigo.
    Mas achei a iniciativa muito boa, porém carece de pesquisa adequada.

    ResponderExcluir
  48. Gostei, tem vários erros mas é um texto que me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  49. Parabéns pelo trabalho!!!! super bacana, gostei.

    ResponderExcluir
  50. Legal, mas recomendo revisarem melhor o artigo e corrigir os vários erros de português dele.

    ResponderExcluir
  51. Amei me ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  52. Faça o download de toques para celular criados a partir de suas músicas mp3 favoritas no site toqueparacelular.net, um lugar que o ajudará a ter experiências interessantes com seus toques favoritos.

    ResponderExcluir
  53. Obrigado por compartilhar, eu amo muito música.

    ResponderExcluir
  54. Meu filho fez a atividade dando risada muito bom esse saite anima muito e deixa o dever mas contagioso

    ResponderExcluir