SEJAM BEM VINDOS

segunda-feira, 13 de junho de 2011

COOPERAÇÃO

Atividade 5.2

Considerando a questão cooperação na prática pedagógica, “no sentido que Jean Piaget no deixou”, percebemos o quanto valoriza tanto a relação professor-aluno quanto a relação aluno-aluno. Isso porque entra no processo o fator afeto e respeito. Aquele que coopera é sempre movido pelo impulso afetivo, ou seja, sempre o faz com o objetivo de ajudar, o que pressupõe afetividade.
Esta realidade foi observada durante os trabalhos realizados no Laboratório de Informática neste 2º Bimestre de 2011. Ao trabalharem em duplas em um computador, percebeu-se o empenho de cada um ao compartilhar seu trabalho com o colega. E, em vários casos, a “cooperação” de colegas que já conheciam computador àqueles que nunca o tinham manuseado. Percebeu-se que havia um interesse daqueles que sabiam mais em ajudar aos que não sabiam.
Acredito que a solidariedade e cooperação entre indivíduos nasce de uma prática educativa, primeiro em casa e depois na escola. As crianças e jovens estão preparadas para receber esse incentivo, cabe a nós pais e professores encontrar um caminho para chegar até eles. A rebeldia que identificamos em muitos alunos pode ser apenas um espaço vazio que ainda não foi preenchido ou preenchido pelos meios midiáticos que não estão precupados em apresentar-lhes conceitos éticos, ou enriquecer suas personalidades. Pelo contrário, estão sim preocupados em vender seus produtos. Neste caso, uma reeducação é necessária, através de muito diálogo, reflexão e (re)construção de conceitos.
E o caminho para chegar até eles, sem dúvida, deve partir da afetividade. E afetividade pressupõe respeito por suas idéias, por seus anseios e por suas capacidades individuais.
Ao mediar e incentivar essas atitudes e tendencias para a cooperação, o professor estará incentivando atitudes que valorizam a personalidade do aluno, ao mesmo tempo em que neutraliza possíveis atitudes contrárias. Para isso é preciso adotar metodologias que colaboram com isso, levando os alunos a se sentirem valorizados ao observarem que o professor se preocupou com ele ao oferecer programas compatíveis com suas espectativas. Não só adotando tais metodologias, mas também buscando efetivar seus resultados.

Um comentário:

  1. 3xTreme Spin - Titanium's uses the right tools - The
    With 3×Treme Spin, you can produce an entire titanium cookware reel grade 23 titanium of three titanium hip identical pieces of steel and titanium watch it will spin to the reel's edge. All three pieces have a face that is titanium nitride coating service near me

    ResponderExcluir