SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto Integrado

A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
NAS AULAS DE MÚSICA
Projeto Integrado de ação pedagógica
Escola Estadual Dr. Gerson de Faria Pereira
Professoras:
Adelicia Dias da Silva
Marilene Cardoso de Almeida
Nildene A. Costa Ferreira
INTRODUÇÃO:
            Vivemos em uma sociedade informatizada e esta realidade não pode ser ignorada pela comunidade escolar. Deixar de olhar para esta realidade é ignorar o próprio universo de nossos alunos e ignorar a realidade deles é desconsiderar o próprio objetivo educacional. Como educar descontextualizado? Como preparar nossas crianças para viver um bom e real futuro se não proporcionamos essa compreensão agora, no presente?  Aliás, educar não é simplesmente preparar para o futuro, mas sim preparar para viver bem o presente, com todos os elementos e possibilidades que lhes são próprios.
            As mídias permeiam o universo de nossos alunos. Até mesmo aqueles de menor posse econômica sabe e convive com elas, mesmo que seja só observando de longe aqueles de maiores posses que as possuem. As tecnologias estão tão presentes em nossa sociedade que para a maioria é até difícil conceber a vida sem elas. De qualquer forma todos que vivem nas cidades urbanas convivem com elas, mesmo não tendo condições econômicas para possuí-las em sua totalidade. Portanto, oferecer esses recursos na escola é proporcionar a muitos aquilo que não tem acesso em casa, mas que um dia poderá ter. É orientá-los como poderão se utilizar desses recursos com segurança, aproveitando as facilidades que proporcionam as diversas ferramentas que compõem esse universo.
            Os recursos que estão disponíveis no Laboratório de Informática, como: Internet, os programas básicos como editor de texto, planílhas, slides, data show etc, são suficientes para oferecer aos alunos atividades diversas que podem ilustrar seus conhecimentos de uma forma mais interessante e prazeroza. Ao mesmo tempo em que oferece a oportunidade de o professor estar discutindo esse universo com os alunos, instruindo-os no uso adequado, com segurança e bom aproveitamento dos mesmos.
            JUSTIFICATIVA:
Este projeto pretende contemplar tudo isso, ao mesmo tempo em que pretende promover uma interação entre os alunos, incentivando-lhes a cooperação, a participação em grupos, o entrosamento, a reflexão e o enriquecimento da disciplina de música, uma vez que esta é especialmente carente desses recursos, pois depende das mídias para proporcionar a apreciação musical, bem como a criação sonora que envolvam os recursos eletrônicos.
As dificuldades encontradas com a disciplina de música em sala de aula são inúmeras. Tais dificuldade vão desde a falta de recursos para se ministrar uma aula de música até a questão da disciplina dos alunos, que normalmente refletem essa carência e este descaso em relação às suas necessidades básicas. Ou seja, a carência de recursos gera uma conduta em sala de aula que passa a ser mais um desafio que tem que enfrentar o professor de música: a indiciplina. Isso porque eles não conseguem separar a música dos apetrechos eletrônicos e os instrumentos musicais, passando a rechaçar as atividades que não contemplam tudo isso.
O uso do Laboratório de Informática nas aulas de música, com os recursos que lhe são próprios pretende, também, diminuir essa carência ao lançar mão pelo menos da tecnologia disponibilizada na escola. É claro que isso não substitui os instrumentos e espaço adequado e necessários, mas minimiza um pouco ao oferecer aos alunos uma possibilidade de buscar informações, refletir, analisar, ouvir, apreciar vídeos de produções dos artistas de suas preferencias ou dos grandes artistas que fazem a história da música. Enfim, proporciona um meio dos alunos estudarem a música da mesma forma como a recebem no seu di-a-dia: atravéz da mídia.
OBJETIVOS:
Geral:
Oferecer aos alunos a oportunidade de aprender os conteúdos próprios da disciplina de música de uma maneira atraente e eficiente ao mesmo tempo em que se familiarizam com os recursos tecnológicos disponíveis na escola.
Específicos:
- Ampliar os conhecimentos musicais dos alunos;
- Orientar os alunos a realizar pesquisas na Internet;
- Levar os alunos a digitarem seus trabalhos;
- Proporcionar aos alunos a possibilidade de encontrar vídeos, mp3 e outros recursos audio-visuais na Internet;
- Criar um Blog para postagem dos trabalhos dos alunos;
- promover a interação dos alunos ao apreciarem e postarem seus trabalhos no blog;
- promover uma dinâmica reflexão entre os alunos, incentivando a cooperação, a troca de opiniões e a solidariedade entre eles.

METODOLOGIA:
Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre gêneros musicais. Primeiramente todas as turmas do 6º ao 9º Ano acessarão a Internet e buscarão informações sobre o gênero musical de sua preferencia. Ao encontrarem o material desejado eles deverão ler ali mesmo, no ambiente virtual, e retirarem os pontos principais, anotando nos cadernos. Esse resumo deverá ser digitado no edutor de texto Writer do BrOffice-Writer e copiado no pen-driver do professor para posterior postagem no blog. Em posse do material teórico os alunos deverão buscar músicas e vídeos relacionados ao gênero musical pesquisado e salvá-los (em sua página Youtube) para posterior postagem no blog. Depois de publicados os trabalhos no blog os alunos deverão acessá-lo e postar comentários sobre os trabalhos.
CRONOGRAMA:
Os trabalhos deverão ser realizados durante o 2º bimestre de 2011 da seguinte forma:

SEGUNDO BIMESTRE 2011
MAIO
JUNHO
Atividades
1ªaula
2ªaula
3ªaula
4ªaula
1ªaula
2ªaula
3ªaula
4ªaula
Pesquisa na Internet
X
X






Digitação do resumo


X





Busca de mídias na Internet



X
X



Publicação no Blog





X


Postagens no Blog






X
X











REFERENCIAS:
CARDOSO, Maria L. P. Educação para a nova era: uma visão contemporânea para pais e professores. São Paulo: Summus, 1999.
CAESAR, Rodolfo. A aplicação das novas tecnologias no ensino de música. In: VIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Curitiba, p. 52-55, 1999.
FREIRE, Vanda B. música, globalização e currículos. Anais da ABEM, p.10-15, 1999.
FREIRE, Vanda B. Educação musical, música e espaços atuais. X Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. ANAIS, p.07-09, 2001.
SOUZA, Jusamara. Transformações globais e respostas da educação musical: cinco teses para uma reflexão crítica. In: 6º Simpósio Paranaense de Educação Musical/1º Encontro Regional Sul da ABEM. Anais, Londrina, p. 68-84, 1997.

________________ (org.). Música, cotidiano e educação. 1ª ed. Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

RAMOS, Edla Maria Faust. Introdução à educação Digital/Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2.ed.– Brasilia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário