SEJAM BEM VINDOS

domingo, 26 de junho de 2011

RELATÓRIO DE PROJETO

Escola Estadual Dr. Gerson de Faria Pereira
Alto Paraiso de Goiás-GO


RELATÓRIO
PROJETO INTEGRADO
DE APRENDIZAGEM


Título:

A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
NAS AULAS DE MÚSICA


Professoras:
Adelicia Dias da Silva
Marilene Cardoso de Almeida
Nildene A. Costa Ferreira

APRESENTAÇÃO:
O presente Projeto Integrado de Aprendizagem, intitulado: “A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NAS AULAS DE MÚSICA”, Pretendeu oferecer aos alunos da 6ª à 9ª Série do Ensino Fundamental, da Escola estadual Dr. Gerson de faria Pereira, da cidade de Alto Paraiso de Goiás-GO, a oportunidade de utilizar o Laboratório de Informática para pesquisar assuntos referentes à disciplina de música, bem como oferecer aos alunos a oportunidade de usufruir dos recursos audio-visuais disponíveis no laboratório. O Projeto contou com a colaboração das professoras dinamizadoras do Laboratório de informática: Marilene Cardoso de Almeida e Nildene A. Costa Ferreira, juntamente com a professora regente de turma Adelicia Dias da Silva.



DESENVOLVIMENTO:
Durante o 2º Bimestre de 2011 (meses de maio e junho) os alunos estiveram no Laboratório pesquisando sobre gêneros musicais. Cada aluno escolheu um gênero de sua preferencia e buscou informações na Internet. O material encontrado foi lido e resumido e posteriormente digitado no próprio Laboratório de Informática, sob a orientação da professora e dinamizadoras do Laboratório. Foram também escolhidos pelos alunos alguns vídeos no Youtube para publicação no blog dos alunos, juntamente com o resumo feito por eles.
O trabalho foi publicado no blog dos alunos (http://musicagersondefaria.blogspot.com/) onde está sendo visitado pelos mesmos para apreciá-lo e fazer suas postagens dando suas opiniões e observações.


RESULTADOS:
Os resultados do trabalho feito pelos alunos podem ser considerados muito bons, uma vez que cumpriu com os objetivos do Projeto. Os alunos se envolveram nas atividades com muito empenho e conseguiram realizar a pesquisa solicitada satisfatoriamente. Além da pesquisa teórica, onde cada gênero pesquisado foi resumido em suas informações principais, foram encontrados também muitos vídeos que estão publicados no blog para ilustração dos mesmos.
O trabalho possibilitou a muitos alunos que nunca haviam tido a oportunidade de acessar a Internet a oportunidade de entrar em contato com este maravilhoso instrumento de pesquisa. Muitos também nunca haviam digitado um trabalho no computador e puderam ter essa interessante experiência.
Pelo que se pode observar em suas postagens, os alunos apreciaram bastante esta forma de trabalhar os conteúdos propostos, por ter sido um método diversificado de seu dia-a-dia da sala de aula, saindo da rotina a que estão acostumados.

AVALIAÇÃO:
Considerando a utilização das TICs na educação, considero totalmente positivo esta experiencia com os alunos, pois comprovou que o trabalho a partir das múltiplas linguagem enriquece o entendimento dos alunos, incentivando e dinamizando seu aprendizado. Tanto os recursos de edição de textos e imagens quanto os recursos audio-visuais, disponíveis no Laboratório de Informática de nossa escola, podem oferecer aos alunos um mundo totalmente novo de encanto e magia. Ao mesmo tempo pode oferecer conteúdos diversificados ao proporcionar-lhes uma viajem ao mundo através da Internet, conteúdos estes sempre ricamente ilustrados e exemplificados, o que quebra a rotina de seus livros didáticos utilizados em sala de aula.
Portanto a avaliação do Projeto, no meu entender, foi totalmente positivo e digno de ser repetido em outros momentos do ano letivo.


REFERÊNCIAS:

RAMOS, Edla Maria Faust. Introdução à educação Digital/Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2.ed.– Brasilia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009.

5 comentários:

  1. Esse blog é muito legal obrigado dedé por nos ajudar coma musica LEGAL DANIEL DAMAZIO 8A matutino.

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é muito legal obrigado dedé por nos ajudar coma musica

    ResponderExcluir
  3. scarlet ynoia almeida27 de junho de 2011 às 06:11

    pesquisando sobre a musica eu aprendi muito, muito mais do que sabia, foi legal aprender mais com vc

    ResponderExcluir
  4. Musica é muito Bom principal o SERTANEJO UNIVERSITARIO

    ResponderExcluir
  5. Adoro musica tudo de bom.Paula fernardes,shakira,ana carolina.

    ResponderExcluir